Saturday, August 05, 2006

SAUDOSOS TOQUES

Ó torres que o céu olhais,
campanários da minha terra:
lembram preces que ao cimo se elevam,
testemunhos de fé dum povo que encerra;
são como braços que se erguem ao céu,
de gerações que passaram, que aqui viveram.

Ó torres da minha igreja,
que de tão longe vos via…
sempre ouvi no tanger dos teus sinos,
ecoarem mensagens alegres e pesarosas:
toques queridos que o povo os compreendia,
nascidos nas suas tradições tão nossas.

Quantas saudades dos alegres repiques
que tanta felicidade irradiava!
Ó saudade, saudade...
das queridas Ave-Marias,
melodias belas eram e respeito nos faziam;
Aquele penoso dobrar dos sinos,
quão lamentoso e triste
pela morte do ente querido,
tantas lágrimas viste!

Onde estão, onde estão?
- Não sei, já lá vão!
Saudosos toques estes,
que não os ouço,
pois aqui, já não fazem pouso.

Que ouvis hoje ó gente desta terra,
que em vossos corações, a mágoa encerra?
- Música encaixotada,
nova técnica computorizada.
O musicólogo apenas sabe uma melodia:
na tecla carrega e sai a sinfonia…
grande intelecto este que veio à luz do dia!

Seja casamento ou baptizado,
defunto ou reformado,
todos levam o mesmo repique,
para não haver mais despique!...

Senhores ! Dizei-me a este meu lamento,
de rouca voz que foge com o vento:
- Se nossos sinos jamais se dobram
nas torres onde eles moram?

Tristes por tão silenciosos,
a mim se juntam, quão pesarosos.
Unidos, para o céu suspiram
nos braços das torres. irmanados, clamam!

Não os ouço, quando de tão longe os ouvia!
Agora, meu olhar na saudade fica,
neste triste silencio povoado, recordando
aqueles que ecoam o sentimento de seu povo.

Valdemar Muge

No comments: