Tuesday, April 20, 2021

A MÚSICA QUE TE ENVOLVE

 


       A MUSICA QUE TE ENVOLVE

Quando leres as palavras que te escrevi,

sentirás nelas, quanta música por mim deixada;

têm as melodias que senti, que vi e sonhei para ti.

Elas, estavam em cada flor, em cada sorriso,

em cada gesto de ternura que vivi.

 

Essa música, que encontrarás nas palavras que leres,


veio da aragem que passa e sentes a segredar-te;

do nascer de cada dia que te acolhe, que te abraça…

a ouvirás, quando habitares a terra da música que te cantei.

Essa música que ouvires, escuta e guarda-a dentro de ti...


acarinha-a, porque tem o som das cristalinas águas das fontes;

o doce marejar das ondas

que sempre as espero, afagando-me, nas brancas areias da praia;

o hino de louvor do pescador nas águas do mar, orando,

e o pregão das varinas, a ecoar, cantando:

melodias essas, que também as guardei e com elas convivi.


Ela tem primaveras de esperança, de amor, de louvor á vida;

tem ternos outonos de poesia,

sonhos que passaram pela vida…

mas tantos mais eram que o vento os levou e me os tirou…

Essa tanta música que está nos versos,

são melodias da alegria de felicidade tida,

e, de tristeza da dor que então acontecia,

que sonhei e senti, nos silentes dias que vivi.

 

Oh! como ela voava, voava com as aves da minha terra,

em vaivém, abrindo horizontes que a natureza encerra,

(mas com elas não podia ir, porque asas não tinha, pudera);

ela corria com as crianças que felizes cantavam,

como feliz eu sentia, lembrando quando como elas, brincava;

como quanto aconchegava a dor do desespero e da pobreza,

essa dor que ecoava no sentir de angústia e tristeza,

que estavam enfim, nas calçadas das ruas da vida cotidiana.

É a música desta cidade, a música da minha terra,

a música que mais está gravada em mim,

a música da poesia sentida, querida,

que também, vós, a podereis encontrar, querendo

sonhando no aconchego da poesia como eu senti,

que vos escrevi e que sempre vivi!


Valdemar Muge

No comments: