Sunday, October 13, 2024

NO LONGO CAMINHO


   

NO LONGO CAMINHO

 

No longo caminho que percorri,

subi ao alto da colina que me esperava,

parei, meditei, permaneci:

Meu olhar abraçou a dádiva da vida,

e vi por quê o coração sentiu e amou;

olhei o brilho vindo do céu que quanto me iluminou e acariciou,

esse resplendor de Luz que me seguiu e amparou;

as Estrelas que me indicaram o caminho,

maravilha e mistério este que extasia e seduz,

lá deixei louvores a quem criou tamanha natureza,

esse  Universo infindável de excelsa beleza.

 

Além, do horizonte que desponta, estará a paz desejada,

o renascer esperado, a Aurora da esperança,

a continuação para a caminhada do Amor da nova Aliança.

Ao poente, pela planície que desliza até  ao mar,

nos caminhos percorridos, os sulcos da vida são memórias;

o bailado colorido das alegrias e felicidade tida, são histórias;

são memórias que ficaram dos sorrisos de simpatia

com os olhares de ternura, serão sempre vivas recordações;

o alegre cântico da criança, rindo e brincando,

e a saudade do idoso, são quantos afetos passados.

  

A mocidade, essa sonha e corre,

vive enquanto o tempo não lhe foge.

Vi o suor do homem no sangue da terra,

germinando o pão da vida,

vivo louvor que os corações encerra,

e a flor ainda com o orvalho do sonho que o sol lhe reluz,

esse encanto oferecido da natureza que seduz!

nos rostos, as lágrimas das saudades havidas

por quem que pelo mar partiu,

e na mansidão ao por-do-sol nos mostra e sentiu

o reflexo da paz e da suavidade, no sentir dos corações,

esse reflexo do espírito na grandeza da vida.

 

E neste sentir que me acolhe,

caminho enquanto este tempo assim me deixar:

levarei em meus passos, tudo isto que vejo, cantando.

Direi ao vento o meu propósito, sempre a todos amando,

e ao sol, o meu destino mesmo que seja de poesia com Amor,

porque aqui ou além sempre Te chamo, e contigo irei, Senhor.

 

Valdemar Muge

No comments: