Saturday, May 09, 2020

DOCE PRIMAVERA


DOCE PRIMAVERA

Mas que ar este que se respira,
                               que aqui mora, que me embala e consola!
                               Parece brisa com cântico de Primavera
                               ou suave bálsamo de alegre melodia;
                               bendita aragem que aqui passou,
                               para que esta frescura que aqui ficou,
                               seja este leve e doce aroma que se instalou.

Razão esta, desta essência que aqui se vive,
                               que faz nascer aromas em mim,
                               e afetos que o coração sente?
                               Agora, sei a causa que esta é:
                               são encantos que vêem de ti,
                               são aromas que não se vêem,
                               verdades que não mentem,
                               mas sei que os tenho,
                               e tanto eles se sentem em mim.

Porque será que as Primaveras
                               continuam a florir em mim
                               com afetos que resplandecem?
     - Mistérios da natureza, esses em fim.
     Agora sei que vêem de ti, esse espírito primaveril,
                               mesmo o tempo do Outono que amanhece
                               que não deixa de nos querer aparecer...
     São pétalas queridas que desfolhamos ao amanhecer
     e com elas, nos cobrimos ao anoitecer,
     num doce e meigo amor transparente.
                               Este bálsamo que nos encanta e aquece,
                               é porventura doce amor que jamais arrefece,
                               nesta cativa primavera que a música nos embala
                               em doce e eterna melodia que dentro de mim exala.

                    Valdemar Muge

No comments: