Sunday, January 29, 2023

PUDESSE EU


 

PUDESSE EU

 

Pudesse eu ver na calçada da rua,

com passos de felicidade, e pétalas de alegria,

em vez de sulcos de tristeza, de pobreza,

e lágrimas derramadas em cada dia;

 

ah, se eu pudesse ver no doce e triste olhar,

nesses olhos que por mim passam quase a chorar,

a alegria que então em vós resplandecia!;

 

como queria saber que nesses corações de tanta melancolia,

não terem a alegria de viver,

a primavera que então em vós existia...

se pudesse então, silenciava as guerras,

destruía a maldade, os ódios,

para que houvesse paz, harmonia.

 

Mas são os poetas que sentem o pulsar dos tristes corações,

esse sentir, que então flui em doce canto

de sua forma de existir;

são eles, quando veem as lágrimas orvalhadas nas faces,

elas as recriam em pétalas de rosas

acariciando a tristeza, a melancolia;

são eles, arautos da paz, da harmonia, do amor,

porque sempre sonharam para que não houvesse dor!

 

Valdemar Muge

No comments: