Saturday, February 25, 2017

PARA VÓS, ESTE MEU SENTIR...

Na vida que vivi,
apanhei mar que me sussurrava,
luz solar e luar que me enamorava;
apanhei vossos afectos partilhados
e quanta alegria envolta de felicidade;
apanhei paz, harmonia, encanto, amor,
mas também quanta dor que a vida tem!
Foi regaço grande que juntei, guardei,
e depois o espalhei no meu viver
em poesia sentida para todos vós.

Se vires a ave da amizade por ti passar,
chama-a: ela leva versos do meu sentir;
se sentires a fresca aragem
ou o vento da suave ternura,
apanha-os, e ouve a sua voz:
que eles te dirão o que para vós escrevi.
É com essa aragem
e esse vento cravado no meu peito,
que com o poder da poesia me transformo,
e vou no pássaro da amizade,
espalhar para todos vós, este meu íntimo sentir,
florindo primaveras,
onde vossos corações querem a felicidade.

Moldei minha alma com os vossos sentidos,
embelezei-a com as flores que a natureza me deliciou
e alegrei-a com a vossa amizade...
agora, vou aspergindo
deste rio de sentidos que em mim corre,
gota-a-gota no renascer de cada dia,
em cada vida querida.

Valdemar Muge

No comments: