Sunday, September 18, 2022

NO LONGO CAMINHO


 

NO LONGO CAMINHO

No longo caminho que percorri,

subi ao alto da colina que me esperava,

parei, meditei, permaneci:

Abri os braços, e abracei a dádiva da vida,

e vi porque quanto o coração sentiu e amou;

olhei o céu que quanto me iluminou e acariciou,

a Luz que sempre me seguiu e amparou,

as Estrelas que me indicaram o caminho.,

maravilha e mistério este que extasia e seduz,

louvor a quem criou tamanha natureza, grandioso resplendor,

esse  Universo infindo de quem é que O sigo por amor.

 

Além, no horizonte que desponta, habita a paz, a procura desejada,

o renascer esperado, a Aurora da esperança,

a continuação da caminhada do Amor, a nova Aliança.

Ao poente, pela planície que desliza até  ao mar,

nos trilhados caminhos, os sulcos da vida são memórias;

o bailado colorido das alegrias e felicidade tida, são histórias;

as faces de sorrisos de simpatia,

e os olhares de ternura, são vivas recordações;

o alegre grito da ave voando

e o cântico da criança brincando, que doces encantos;

a saudade que  paira na solidão do idoso, são quantos afetos passados;

a mocidade, essa corre, vive enquanto o tempo não lhe foge;

o suor do homem no sangue da terra,

germinando o pão da vida, vivo louvor que os corações encerra;

a flor ainda com o orvalho do sonho que o sol lhe reluz,

esse, é encanto oferecido da natureza;

a aragem da labuta pelos campos além,,

tem o odor deixado do renascer da Natureza, é seiva da vida!

e as gotículas correndo das lágrimas e das saudades havidas

que deslizam nas águas para o mar,

que na sua mansidão ao por-do-sol nos mostra

o reflexo da paz e da suavidade, o eterno sentir dos corações,

esse reflexo do espírito na grandeza da vida.

 

E neste sentir que me acolhe, esse doce desejo guardado,

vou na caminhada enquanto este tempo assim me deixar:

levarei em meus passos, tudo isto que vejo, cantando,

direi ao vento o meu propósito, sempre a todos amando,

e ao sol, o meu destino mesmo que seja de poesia com Amor,

porque aqui ou além sempre Te chamo, e contigo irei, Senhor.

 

Valdemar Muge

No comments: