Monday, June 01, 2026

CONTIGO SEMPRE ESTAREI

 

       "CONTIGO SEMPRE ESTAREI"

 

"Contigo sempre estarei"!

Foi dito e escrito há dois milénios.

Os homens ouviram

para que O acreditassem e crer.

Muitos O seguiram, outros o perseguiram,

Seu espírito sempre estará com a gente;

o Seu ânimo, está na angústia e na dor;

o amparo, na fragilidade e na pobreza;

a presença, no crer e no desejar.

"Eu sou a Vida, a Verdade"!

Pois se temos em cada dia, o Sol, fonte da Vida;

Se temos o ar, a luz, e o renascer do amanhecer;

a vivência humana, e a inteligência em cada ser.

Se temos o sentir da harmonia, e o desejo da alegria,

o bálsamo do afeto, e o possuir do amor e da paz na vida…

maior prova não haverá de Ele estar presente,

ser  a Verdade e vida da gente.

"Eu sou a porta da Esperança, da Ressurreição"!

Quem caminhar nos caminhos da harmonia,

e possuir o silêncio da paz no seu interior;

Quem habitar a Natureza que nos foi oferecida,

lavar as mãos na pureza da água nascida,

e o coração ter a Luz irradiante da Concórdia,

caminhará com a esperança da ressurreição.

Neste mundo de sombras e sonhos,

de vivências e saudades,

somos peregrinos de memórias,

habitantes de tempo de anseios em cada hora.

Construímos ideias, idealizamos imagens,

porque dentro de nós, habita esse espírito,

esse mundo idealizado para a vida presente.


Em nós, está o crer de que idealizamos:

Pois o sonho, é o nascer da esperança;

o crer, é acreditar, é esperar, é permanecer.

Podemos construir o bem e a paz,

(mas como também na ignorância vem o mal);

Podemos viver no espaço que sonhamos,

mas termos que acreditar na existência,

amando todo aquele que imaginamos ter.


Somos cúmplices da existência do universo…

Estamos nele e ele em nós.

Fazemos parte do átomos dessa maravilha infinita,

com um pensar que comanda a vivência,

e uma força do crer que nos acompanha no permanecer.

Seremos então,

possuidores da alma duma vida universal,

na forma humana de uma existência Omnipotente.


Valdemar Muge

Monday, March 02, 2026

SEREMOS CAPAZES


 

SEREMOS CAPAZES

Seremos capazes de imaginar o peso da dor dos que sofrem,

a angústia e a tristeza dos corações dilacerados

do sangue derramado que corre

nos corpos flagelados das guerras e dos crimes…

Cruel dor será esta que o coração suporta!

Sejamos capazes de aliviar as lágrimas dos desamparados,

e a angústia da desilusão acontecida;

a tristeza da ausência de alguém tida,

e a pobreza permanente e tanta escondida…

Seria sinal de almas generosas queridas.

Seremos corajosos,e a pesada Cruz ficará mais leve,

a generosidade e a ternura abraçariam a gratidão,

a coragem do Bem venceria a obscuridade do mal…

e assim, os corações seriam felizes,

e o Amor e a fraternidade venceriam.

Tenhamos em cada escuta,

um abraço de humildade;

em cada olhar, um regaço de ternura;

em cada partilha, um coração de sabedoria…

E no mundo haveria mais alegria.

Valdemar Muge